sexta-feira, 27 de março de 2009

Não vale a pena ficar sozinho!!!

Por Sergio Savian

Durante muito tempo o relacionamento amoroso foi determinado por regras rígidas e injustas que se opunham à possibilidade de você se realizar como indivíduo. Homens e mulheres eram dependentes uns dos outros em um jogo cheio de contradições. O machismo parte do princípio de que a mulher é inferior e deve se submeter ao domínio masculino.

Parece que a humanidade acordou de um longo pesadelo e nas últimas décadas este padrão foi duramente questionado e por isto uma grande parte das pessoas hoje evita se envolver com alguém. Dá a impressão de que não é um bom negócio perder a liberdade para viver com uma pessoa que o limita de alguma forma. Mas, nesta espécie de namorofobia, esquecemo-nos do lado bom, do crescimento que os relacionamentos nos proporcionam. Sozinhos, não temos a oportunidade de aprender tudo o que aprendemos quando estamos junto de alguém.

Como tantas mudanças, os homens perderam a auto-confiança e a coragem para se aproximar de uma mulher que lhes interesse. Sua comunicação simplesmente não flui quando a intenção é iniciar um papo. E são muitas as mulheres que conquistaram sua independência, mas que sentem o incômodo vazio da solidão. Para nos relacionarmos com qualidade é fundamental entendermos a interdependência. Se o seu pensamento é "Não sou obrigado a suportar a neurose dos outros e por isto eu prefiro ficar só", provavelmente é isto o que vai acontecer em sua vida. Mas, se você descobre seu deserto emocional e pensa "Eu preciso de alguém para a minha vida" ou "Minha vida não faz sentido sem que eu me relacione", permite que alguém se aproxime.

Nada o impede de ficar só, mas eu diria que junto de alguém você pode evoluir mais. A dependência nem sempre é algo humilhante ou ruim. Podemos falar em uma dependência saudável, que abre caminho para o vínculo. Sem dúvida nenhuma os relacionamentos dão muita mão de obra, mas é um trabalho que faz sentido, pois torna a vida bem mais interessante.

4 comentários:

  1. Linda reflexão. Também penso que a partilha por vezes incomoda e limita, dá trabalho para a manter in, mas tudo isso é compensado pela alegria dos momentos levados a dois. Dos risos, da compreensão e ajuda, dos segredos e confidências e, claro do amorrrrrrr. Fique a seguir o blog, pois é muito interessante, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. É verdade MAnoel, além do amor, não existe nada igual aos momentos compartilhados a dois, os risos a compreensão e a ajuda... Bjs querido e obgda pela visita. ;)

    ResponderExcluir
  3. De certa forma sempre estamos sozinhos. A solidão é apenas um ponto de vista, Já que os relacionamentos não devem ser contados como estatistica.Pior que uma silidão sozinho(a)é uma solidão a dois.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir