sábado, 7 de março de 2009

VOTO CASSADO, DEMOCRACIA ARRASADA

POR JULLY CAMILO

Na manhã desta quarta-feira, 4, dia este que jamais esquecerei, acordei com o peito apertado e sentindo uma tristeza inexplicável. Ao tomar o café, preferi não ler os periódicos matinais nem ver o noticiário, pois, tinha quase certeza que algo de ruim havia acontecido durante a madrugada, como de fato ocorreu. Meu governador, Jackson Lago, havia sido cassado, ou melhor, ele foi arrancado violentamente do cargo de GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, sem o meu consentimento e os da maioria que o puseram ali.

Sou jornalista e funcionária do Jornal Pequeno com muito orgulho, e o fato da linha do meu jornal ser contra o sarneismo, por várias vezes no exercício de minhas funções ouvi piadinhas do tipo: “Votou no 12 porque o chefe mandou, né?!” ou “Com Jackson Lago no poder o Jornal Pequeno vai se dar de bem!!!”, entre outras frases absurdas que nem valem a pena ser citadas. Só esclarecendo, trabalho no JP há quase três anos e nunca soube que o mesmo dependeu ou depende de governo algum para se manter. Também descobri pesquisando a história deste jornal, que essa luta contra a Oligarquia Sarney advém desde a época do saudoso Zé Pequeno, José Ribamar Bógea. Portanto, não se trata de rixas ou briguinhas políticas, mas, de uma postura histórica que já perdura por décadas.

Nesses meus quase três anos de JP, nunca havia escrito um artigo ou texto em que minha opinião prevalecesse, ou pudesse vir à tona, mas, excepcionalmente hoje, senti a necessidade de externar a angústia que aflorou em meu peito e me consome desde o início daquela nebulosa manhã. Senti-me ofendida, lesada e moralmente ferida por não ter respeitado o meu direito de voto. É impressionante como o processo democrático foi ignorado, pisoteado e jogado na lama, como se não tivesse valor algum ou simplesmente não representasse nada. Fiquei a me perguntar: de que adiantou viajar duas vezes ao interior do estado “por livre e espontânea vontade”’, para exercer a minha cidadania no ano de 2006, se hoje, quatro ministros decidiram por mim e por todo o meu estado?

É inadmissível ouvir os argumentos da parte denunciante neste processo de cassação, sob a alegação de que votos teriam sido comprados, quando todos os votantes são maiores de 16 anos e acredito que já conseguem discernir muito bem seus desejos e suas vontades, sem que seja necessária uma cesta básica ou nota de R$ 20 para a escolha do candidato na urna. Confio no meu governador e acredito que ele não se aproveitou de nenhuma artimanha, mas venceu a eleição porque teve o apoio da maioria população e não por conta de um suposto favorecimento da máquina pública. É impossível aceitar que Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na eleição de 2006, seja empossada, uma vez que a cassação do primeiro lugar não revela a vontade do povo para que o segundo lugar assuma.

Caso a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja mantida, em favor a cassação, o mais justo, correto e democrático seria uma nova eleição. Afinal, não é que o povo queira insistentemente Jackson Lago, o povo não quer mais é viver oprimido e ser pisoteado pelo Clã Sarney, que teima em querer tomar na base da força um mandato que não lhe pertence. O meu desejo mais profundo seria que Roseana, Flávio Dino e outros perdedores aceitassem a soberania popular e parassem de querer tirar do povo a qualquer custo, um direito adquirido por eles: o de escolher o seu próprio governante. Pois, caso contrário, é melhor que a democracia seja esquecida de vez e que a ditadura volte a imperar em nossos dias atuais.

Externo aqui a minha solidariedade ao meu eterno GOVERNADOR ELEITO, Jackson Lago e que estas palavras sejam um abraço em sua alma e um beijo em seu coração.

7 comentários:

  1. JULLY CAMILO estou de acordo com você no que se refere a uma segunda eleição, caso a cassação de Jackson Lago seja mantida. Adorei seu blog, já adicioniei aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Jully Camilo, você foi de uma propriedade ímpar em tudo o que você escreveu neste artigo. Muito bom, de uma clareza sensacional. Tenho ceretza que este teu sentimento, é o mesmo dos 1.393.647 de maranhenses que votaram em Jackson Lago para governador do Maranhão...
    No mais, tenho a te dizerque estou seguindo o seu blog e o adicionei ao meu. Parabéns eum abraço,

    ResponderExcluir
  3. Como amiga não só compartilho desse tipo de angustia, como me estarreço mais ainda, por ser miovernador litante ativa, pedetista de carteirinha e por conhecer a dura realidade do nosso estado e mais conhecer os projetos de desenvolvimentos criado sob o comando do governador Jackson Lago.bjos

    ResponderExcluir
  4. Senti o mesmo, mas o
    amnha sempre trará um novo horizonte...

    Ricardo Santos

    ResponderExcluir
  5. Lastimo muitíssimo o que está contecendo. Pelo que sei,segundo um site do PDT do RS, foi usado como pretexto, algo pequeníssimo e que já tivera sido feito por aligarquias multiplicado por cem, tendo como o

    "primeiro, um evento no aniversário de 110 anos do município de Codó em 16 de abril de 2006. Foram convidados o governador José Reinaldo. Também foi convidado Jackson Lago. No encontro, o governador, no palanque, assinou simbolicamente um convênio com o município.

    O site faz comparações patenteando a perseguição:
    "Recentemente, o presidente Lula fez o mesmo na frente de 400 prefeitos. O governador José Serra repetiu o gesto, em evento recente. Em nenhum dos casos foi considerado abuso de poder..."

    Temos que saber se alegislação foi corretamente aplcada porque:

    "O que mais impressiona nesse processo é que, na ocasião, Jackson Lago não tinha nenhum cargo, sequer fora indicado candidato a governador - porque a convenção só ocorreu no mês de julho"

    E porque:
    "No mesmo TSE, corre uma denúncia de abuso de poder contra Roseana. Seu inquérito tem 300 páginas; o de Jackson, 15 mil. Só o de Jackson foi julgado. Os ministros não tiveram tempo de ler as 300 páginas do inquérito de Roseana."

    Estou afastado do Maranhão há muito tempo, mas vi um programa do PDT em que o Governador Jackson Lago exibe suas obras de infra-estrutura física e social. Não obstante julgo, preliminarmente, que a sentença foi exagerada e injusta.

    robertocristino@ig.com.br;
    robertocristino@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Além do que, complementando o que eu disse aciam, eu que sou contra a divisão do Maranhão que tem hino nacional mais bonito do mundo, ainda considero a hipótese de que o Governador Jackson Lago seja isento das acusações quelhe imputam.

    robertocristino@ig.com.br;
    robertocristino@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não dá mais para acreditar em nenhum dos tres poderes, estamos a mercê de bandidos assumidos, aqueles que assaltam à mão armada e não se preocupam com nada porque a impunidade e a falta de segurança reina, e aqueles de terno e gravata, cheio de suas negociatas e acodos escusos e que enojam a nação toda. Os três poderes estão maculados pela corrupção que não significa dinheiro rolando, mas simples conchavos e acordos de benefício mútuo e troca de favores.
    Dizer que os convenios celebrados ou mesmo Zé Reinaldo ter pedido voto para Jackson invalida eleição é assumir e regulamentar o voto de cabresto, é dizer que existe voto vinculado, comprado e que o povo é ignorante o suficiente para, alí, na cabine, só ele, Deus e a urna, não possa votar em quem quiser. Esse tempo já passou! Apoiando ou não, contra ou a favor, não importa, quem ganhou nas urnas foi Jackson, avaliar com quantos votos por conta de convenios ou pedidos de quem quer que seja é impossível... rsss... chega até a ser uma piada essa cassação... sinceramente... é uma vergonha...
    Voce está indignada com razão... e olha só quem acusa o Jackson... é brincadeira!!!
    Quem mais uma vez fica envergonhado são os maranhenses que só apareem em manchetes nacionais com escândalos como esse. Lembro que quando, algum tempo atrás, o grande Rafael Leitão foi campeão mundial de xadrez muitas televisoes noticiaram que ele era nordestino, mas nem sequer falaram do nosso Maranhão... que coisa... sinto muito também querida.
    Mas Deus está de olho em tudo, cuidado com a rebordosa!!!

    grande abraço.

    ResponderExcluir